O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) anunciou nesta terça-feira (1º), a suspensão, por 15 dias, de todas as reuniões e eventos coletivos presenciais realizados na sede em Porto Alegre, além das 30 coordenadorias regionais e entidades tradicionalistas que se encontram em localidades sob bandeira vermelha.
A presidente do MTG, Gilda Galeazzi, afirmou que tomou a decisão em respeito à Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao Ministério da Saúde e às secretarias estaduais e municipais de Saúde devido à pandemia de coronavírus.
Segundo Gilda, o MTG tem a responsabilidade de resguardar a saúde de toda a população que acessa os eventos promovidos pela entidade.
O mapa divulgado semanalmente pela Secretaria Estadual da Saúde, que classificou quase todo o Rio Grande do Sul na bandeira vermelha, também influenciou a decisão da entidade. O modelo de bandeiras segue o sistema de distanciamento controlado do governo estadual.
A presidente também garantiu que, nas regiões afetadas, os rodeios programados também devem ser suspensos ou cancelados.