O Hospital Conceição encerrou, nesta quarta-feira (9), o recrutamento de voluntários para os testes com a vacina contra a covid-19 do laboratório belga Janssen, divisão de imunizantes da Johnson & Johnson. O último participante foi registrado no fim da tarde, totalizando 250 pessoas. Os testes haviam se iniciado em 5 de novembro.
Além de Porto Alegre, o recrutamento foi encerrado em outros locais onde o estudo é feito.
Segundo o coordenador do Serviço de Infectologia e investigador principal da pesquisa no Conceição, Breno Riegel Santos, o hospital tinha capacidade de atender um número muito maior de pessoas — mais de 4 mil inscrições foram feitas. No entanto, o laboratório optou por antecipar o encerramento:
— Provavelmente eles já tenham dados suficientes para seguir adiante. Agora é que se começa a verificar a eficácia — explica.
Agora, o Conceição segue monitorando os voluntários para saber se estão com sintomas de covid-19 ou não e enviar dados e amostras de exames ao comitê que lidera o estudo. O acompanhamento pode durar até dois anos.
Metade dos participantes foi sorteada para receber vacina, e a outra metade, placebo, que é um líquido que não tem nenhum efeito sobre o corpo. Eles não ficam sabendo qual dose receberam, assim como a equipe envolvida.
Na opinião do infectologista, a vacina da Janssen é uma candidata importante para ser usada no país.
— Isso por duas razões. Primeiro, porque tem uma cadeia de frio que pode ser facilmente reproduzida, não precisa ser armazenada em temperaturas baixíssimas. Segundo, porque a companhia diminuiu o número de voluntários necessários, então já devem ter dados suficientes para demostrar eficácia. Isso provavelmente levará a vacina a dar certo. Mas quanto mais vacinas aprovadas, melhor.