A live Grand Round do Hospital Moinhos de Vento, tradicional debate científico promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, tem nesta quarta-feira (11) uma motivação especial. Tratando de temas da Patologia, o evento está na programação de inauguração de uma nova estrutura na instituição: um laboratório de patologia.
O espaço, chamado de Patologia Moinhos, e com investimentos de R$ 10 milhões, terá, em uma mesma área física, anatomia patológica e biologia molecular trabalhando em conjunto.
— A nova unidade vem no nível de excelência dos serviços que já são prestados pelo Hospital Moinhos. A patologia é uma especialidade que dialoga com as outras áreas, sempre pensando no paciente. Além de um diagnóstico preciso e completo, o patologista busca, por meio das análises, as indicações para um melhor tratamento — afirma Antonio Hartmann, chefe do Serviço de Patologia da instituição.
Análises de áreas como ginecologia, obstetrícia, centro cirúrgico, endoscopia, dermatologia e oncologia serão feitas no espaço.
— Temos uma equipe especializada e altamente qualificada, que foi montada a partir da expertise de cada um para atender melhor aos pacientes — destaca Francine Hehn de Oliveira, coordenadora do laboratório e responsável pelo processo de implantação da estrutura.
Entre os equipamentos de destaque do novo laboratório, está o processador histológico, que, por sua tecnologia, permite uma avaliação mais rápida, segura e de qualidade.
A unidade fica no 5º andar do Bloco A, com acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910, e terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Os médicos poderão encaminhar os exames diretamente ao laboratório sempre que preciso.
Programação de inauguração
O evento de inauguração segue a partir das 13h, com a live Grand Round, no canal do YouTube do Hospital Moinhos de Vento, reunindo especialistas da área. A primeira palestra abordará o tema “Novos Métodos Diagnósticos em Patologia”, com o diretor da Unidade de Patologia Molecular do Ipatimup e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Fernando Schmidtt, que atualmente também é o presidente da International Society of Breast Pathology.
Na sequência, a pauta será “Radiologia e Patologia: Prática Clínica e Cirúrgica”, com a coordenadora do Núcleo de Radiologia Abdominal do Hospital Moinhos de Vento, Alice Schuch, e com o chefe do Serviço de Patologia do Hospital, Antonio Hartmann. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta realizar inscrição prévia por meio deste site.
Novidades para 2021
A partir de fevereiro de 2021, também entrarão em funcionamento na mesma unidade os laboratórios de genética e de biologia molecular, com a intenção de reforçar ainda mais a chamada medicina de precisão. Por meio de análises personalizadas, as novas estruturas devem permitir, por exemplo, a identificação do tipo de câncer que um paciente desenvolve se há chance de recidiva ou não e quais os tratamentos mais eficientes para um determinado caso.
— Com isso é possível classificar, diagnosticar, colocar critérios de alteração molecular e definir o melhor tratamento — conclui Hartmann.