A inauguração da expansão do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) foi realizada nesta segunda-feira (9), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A ampliação faz parte de um conjunto de iniciativas do Campus da Saúde da PUCRS e tem como objetivo oferecer mais exames e serviços à população, bem como expandir o desenvolvimento de pesquisas para diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do cérebro.
O evento, que ocorreu na data de aniversário de 72 anos da PUCRS, contou com a presença do chanceler da universidade e arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, do presidente da Rede Marista, Inacio Nestor Etges, do reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira, do diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, entre outras autoridades.
O Instituto é conduzido por neurocientistas e funciona desde 2012. As obras de expansão iniciaram em outubro de 2018 e mais do que triplicaram o tamanho da atual estrutura, passando de 2.549 para 9.335 metros quadrados.
Em um discurso realizado na abertura do evento, o diretor do InsCer destacou que o ambiente está propício à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação, contando com novos laboratórios, centro de pesquisa clínica, espaços colaborativos e destinados a networking, além de tecnologia de ponta.
— A proposta do InsCer se destaca pela sua abordagem translacional, visando estabelecer a relação entre a pesquisa pré-clínica, a pesquisa clínica e sua aplicação, direcionada para a assistência ao paciente e fundamentada no conhecimento multidisciplinar, no saber e no fazer, na pesquisa e na inovação, gerando conhecimento e produto — disse Jaderson Costa da Costa.
O secretário Luís Lamb, como representante do governador Eduardo Leite no evento, ressaltou a importância de iniciativas como a do Instituto, que tem como foco principal o bem-estar das pessoas e o entendimento da mente humana. Já o reitor da PUCRS salientou que mais do que uma mudança física, a expansão representa um marco histórico para a universidade.
A cerimônia de inauguração completa pode ser conferida por meio deste link.