A PUCRS terá um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação e também um curso de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA). Além da graduação e do complexo que já tem 50 pesquisadores com projetos em andamento, a universidade tem um pós na área e atua no fomento para negócios que considera inovadores na área. Tudo, claro, ligado ao Tecnopuc, parque tecnológico da instituição.
O objetivo é se tornar um polo de inteligência artificial e ciência de dados no Brasil. O site entrará no ar já nesta sexta-feira (9). Segundo um estudo do LinkedIn e usado pela PUCRS como exemplo, das 15 profissões com maior crescimento em 2020 mapeadas, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação.
- O profissional do futuro deve estar preparado para desenvolver soluções para problemas complexos em situações de incerteza. Queremos ser ponte para um perfil de profissional cada vez mais necessário não apenas em startups e grandes corporações, mas na sociedade -ressalta o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.
Ainda na pesquisa, há o objetivo de reforçar parcerias internacionais, incrementar pesquisas nas áreas de Ciência de Dados como Aprendizado de Máquina, Big Data, Mineração e Visualização e apoiar a aplicação em outras como Imagens médicas, Geoprocessamento, Fármacos, Medicina, Genômica, Energia, Finanças, Comportamento Social, Cidades Inteligentes, entre outras.
E o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS será uma graduação com duração de quatro anos. Ele terá 60 vagas a cada semestre e o ingresso será realizado pelo vestibular de 2021 já, que está previsto para ocorrer em 6 de dezembro. O profissional estará apto a exercer múltiplas atividades, atuando como cientista de dados, engenheiro ou arquiteto de dados, engenheiro de IA e Machine Learning e analista de inteligência de mercado, por exemplo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.