A partir da próxima segunda-feira (5), postos de saúde de todo o país estarão mobilizados para a imunização contra a poliomielite e para a Campanha Nacional de Multivacinação, que busca atualizar as cadernetas vacinais de crianças e de adolescentes. As duas ações se estendem até o dia 30 de outubro.
A vacinação contra a poliomielite tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença, erradicada no Brasil. O grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos. O esquema vacinal de poliomielite é composto por duas vacinas: uma injetável, aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida, e uma oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), todas as crianças dessa faixa etária que forem levadas aos postos e que estiverem com a vacina em atraso receberão nova dose.
Já a campanha de multivacinação busca atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. Assim, é possível diminuir ou controlar a incidência de doenças que podem ser evitadas, como sarampo e febre amarela. Quem for ao posto de saúde terá a caderneta de vacinação conferida e, se for o caso, receberá doses de vacinas em atraso.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as 134 unidades de saúde oferecerão as doses das campanhas.
O Dia D de vacinação está previsto para 17 de outubro. Nesta data, um sábado, postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso das famílias que não conseguem comparecer durante a semana.