O grupo farmacêutico suíço Roche anunciou, nesta sexta-feira (18), o lançamento de um teste quantitativo para medir o nível de anticorpos entre indivíduos que foram expostos ao coronavírus, a fim de ajudar os laboratórios a desenvolver suas vacinas.
Esse teste sorológico, chamado Elecsys Anti-Sars-CoV-2, visa ajudar a avaliar a resposta imune a uma vacina medindo o nível de anticorpos secretados.
O exame, que baseia-se em uma amostra de sangue, mede a quantidade de anticorpos contra a proteína spike (S), que envolve a membrana do capsídeo do vírus sars e permite que ele entre nas células humanas.
A maioria das vacinas atualmente em estudo tenta induzir uma resposta de anticorpos contra essa proteína, declarou o grupo suíço, enfatizando que o exame deve ajudar a medir sua eficácia durante os testes clínicos. Antes de administrar uma vacina, é importante saber o nível de anticorpos presentes para medir os efeitos que a vacina provoca, ressaltou a Roche.
O teste será lançado em mercados que aceitam a marca europeia de conformidade CE, declarou o grupo farmacêutico, acrescentando que um pedido de licença de emergência também foi apresentado nos Estados Unidos.