Puxado por um salto de novos registros no sábado (5), em razão de notificações tardias em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul ampliou a média diária de novas infecções por covid-19 em 14,6% na última semana em relação à anterior.
Conforme levantamento de GZH junto a informações da Secretaria Estadual da Saúde, o registro diário de novos casos alcançou uma média de 2.735 nos últimos sete dias. Na semana anterior, a média diária foi de 2.385.
No sábado, a SES somou mais 6.278 casos no balanço do coronavírus, sendo mais da metade (3.686) notificações da Capital. Conforme o órgão estadual, muitos eram dados antigos de Porto Alegre. Com um sistema diferente para registro e encaminhamento de informações às bases de governo do Estado e Ministério da Saúde, a prefeitura da Capital tem enfrentado dificuldades para repassar parte das informações sobre a situação das infecções na cidade.
Já o número de óbitos por coronavírus caiu 3,9% na última semana em relação à anterior, conforme a SES. Foram 322 registros nos últimos sete dias, ante 335 no período imediatamente anterior.
A chamada média móvel, usada para organizar estes números, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.