O Hospital Conceição, em Porto Alegre, confirmou que participará dos testes da vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela Janssen-Cilag, unidade farmacêutica da Johnson&Johnson. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (16) após reunião do Comitê de Ética e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição. Informações sobre o início das inscrições de voluntários serão divulgados no site do hospital nos próximos dias.
A fase três do estudo, considerada a etapa final de análises, avaliará a eficácia e a segurança da imunização. O estudo global da vacina, chamada Ad26.COV2.S, prevê a inclusão de até 60 mil voluntários, sendo 7 mil no Brasil, distribuídos nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) já havia comunicado que participaria desta mesma pesquisa. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) já aprovou a realização de testes da vacina e agora o projeto tramita no Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA.
Após esta fase, alinhado à Janssen-Cilag, e em respeito às cláusulas de confidencialidade do estudo, o HCPA comunicará novas informações relativas a quem poderá se voluntariar, cronograma de ações e total de participantes.
Os testes no Brasil foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 18 de agosto.