Passados 178 dias desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul, 10 dos 497 municípios gaúchos não registraram nenhuma ocorrência de covid-19 até o começo da tarde desta sexta-feira (4), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES). O número corresponde a 2% do total de municípios.
Em comum, os 10 municípios têm menos de 6 mil habitantes. Eles estão localizados em diferentes regiões: oito em bandeira laranja e duas na vermelha, nesta semana, pelo modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. Há um mês, eram 25 municípios gaúchos com a contagem de casos zerada.
O painel de controle da secretaria estadual é atualizado diariamente no meio da tarde. Ao contatar a prefeitura de Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde vivem 2,8 mil habitantes, a situação, na prática, estava diferente do que mostrava o panorama oficial:
— Tivemos uma confirmação no começo desta semana. É uma mulher que mora aqui, mas trabalha na cidade vizinha. A prefeitura fez teste em toda a família, com resultados negativos, e ela já é considerada curada — comentou o prefeito Gilnei Arlindo Luchese.
Segundo o chefe do Executivo municipal, são realizadas barreiras sanitárias nas entradas do município. Antes de passar, técnicos da saúde realizam a medição de temperatura. As ações contam com o apoio de uma técnica de enfermagem, da equipe da Vigilância Sanitária e da Brigada Militar. O prefeito destaca ainda que boletins informativos são divulgados através de uma rádio local.
Caso semelhante ocorreu em Aceguá, na Campanha. A confirmação de um caso chegou a ser divulgada no começo do mês passado, mas o paciente entrou nas estatísticas de Bagé. Segundo a prefeitura, até quinta-feira (3), 41 testes RT-PCR e 304 testes rápidos foram realizados. O resultado de um exame encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) ainda é aguardado pelo Executivo municipal. O paciente está em isolamento domiciliar. Oito pessoas estão sendo monitoradas pelas autoridades de saúde da cidade.
— Quando chega alguém de fora é automaticamente isolado e colocado em monitoramento por 14 dias. É obrigatória essa comunicação, e tem funcionado muito bem — detalhou o prefeito Gerhard Martens, acrescentando que Aceguá recebeu doses da vacina contra a gripe do governo do Uruguai.
Para Martens, conscientizar a população dos riscos da covid-19 foi um dos fatores que colaboraram, até agora, no controle da circulação do vírus no município da Campanha:
— Todo nosso trabalho foi voltado para alertar e conscientizar quem é daqui. Tem um ou outro que não concorda, mas a prova que as nossas medidas estão funcionando é não ter nenhum caso.
Embora desconheça estudos sobre as razões para as cidades ainda não terem casos confirmados de coronavírus, o médico epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Bruce Dancan aponta a baixa densidade demográfica e a menor interação das pessoas dentro da comunidade como fatores que contribuem para isso:
— Passados seis meses da pandemia, não existe mágica. É provável que essas cidades estejam cumprindo o isolamento social.
Veja quais são os 10 municípios
Locais nos quais não havia registro de nenhum caso confirmado de coronavírus até as 14h de sexta-feira (4), segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
- Aceguá, na Campanha
- Cerro Branco, na Região Central
- Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari
- Estrela Velha, na Região Central
- Garruchos, no Noroeste
- Lagoa Bonita do Sul*, no Vale do Rio Pardo
- Nova Esperança do Sul, na Região Central
- Novo Tiradentes, no Norte
- Pedras Altas, no Sul
- Sete de Setembro, no Noroeste
*Segundo a prefeitura, o primeiro caso positivo para coronavírus foi conhecido na segunda-feira (31). Até o início da tarde desta sexta-feira (4), o site da Secretaria Estadual da Saúde ainda não havia sido atualizado com essa informação.