O Laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) teve que suspender o processamento de testes de covid-19. A decisão foi tomada devido à falta de repasse de insumos que servem para extrair o material genético do vírus.
Referência no sul do Estado, o laboratório é responsável pelo processamento de exames de pacientes de 21 municípios.
Os chamados ''kits'' que são utilizados para o processo haviam sido adquiridos com recursos próprios da Furg. Estes recursos, agora, se esgotaram.
Desde junho, o laboratório já processou mais de 3 mil testes para identificação do novo coronavírus. Com o início do processamento no local, um dos principais ganhos foi a redução do tempo de resposta dos testes na região, que passaram a ser disponibilizados em até 48 horas.
Segundo o secretário de Saúde, Maicon Lemos, a expectativa é que os novos insumos cheguem na semana que vem por meio de um repasse do Ministério da Saúde. Até a chegada do material, os testes feitos na região serão encaminhados para processamento no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacem), em Porto Alegre.
Com o processamento na Capital, o tempo de resposta dos exames realizados no sul do Estado irá demorar mais. Além da alta demanda no Lacem, existe também o deslocamento das amostras.