O Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) irá inaugurar nesta terça-feira (9) o Laboratório de Apoio ao Diagnóstico em Infectologia. O novo laboratório será uma ferramenta importante no enfrentamento à covid-19, pois realizará os testes moleculares, tipo que permite identificar a presença do coronavírus já nos primeiros dias da doença.
– Atualmente os exames são coletados em Rio Grande e levados a Porto Alegre. Com o novo laboratório, poderemos realizar de 60 a 70 testes diários em Rio Grande. Isso irá ampliar a nossa testagem na cidade – explica a superintendente do hospital, Sandra Brandão.
O laboratório teve um investimento de R$ 550 mil oriundos de uma fundação de apoio à universidade e de doações da iniciativa privada. A nova área física estará instalada no andar térreo do Prédio Anexo do HU, em um espaço de aproximadamente 100 metros quadrados, que foi dividido em seis ambientes: sala administrativa, almoxarifado, sala para recebimento das amostras e laboratórios (dois de biologia molecular e um de imunofenotipagem).
Rio Grande tem, até o momento, 59 casos confirmados de covid-19. A cidade contabiliza as únicas duas mortes registradas no sul do Estado.