O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), modificou sua infraestrutura para ampliar o número de leitos exclusivos para pacientes com covid-19. O hospital será referência em Rio Grande para atender casos de coronavírus.
Entre as mudanças, foi criada uma área especifica para atuar com pacientes com a doença, com nove leitos. Já a Clínica Cirúrgica, com 30 leitos de enfermaria e capacidade de operar ventiladores mecânicos, também poderá receber pacientes infectados, assim como a Pediatria, com oito leitos.
Para promover essa melhoria no atendimento, a área específica para a covid-19 passou por reformas para a instalação de lavatórios, exaustores de ar nos leitos de isolamento e rede de gases. Também foi realizada a ampliação da rede elétrica, pintura, instalação de nova sinalização e de uma barreira física, isolando esse espaço e o de atendimentos de urgência.
Atualmente, o HU-Furg possui 33 ventiladores pulmonares e aguarda o envio de materiais pelo Ministério da Saúde para equipar os 47 leitos de atendimento exclusivo da covid-19.
Até a manhã desta segunda-feira (6), Rio Grande tinha dois casos de coronavírus. Neste domingo (5), foi confirmado um novo caso em São Lourenço do Sul. A região sul do Estado contabiliza 10 casos confirmados da doença.