Após entrar no mapa do coronavírus, com um caso confirmado, a cidade de Rio Grande, no sul do Estado, começa a ampliar as medidas para evitar a expansão do vírus no município. Por videoconferência com a imprensa, na segunda-feira (23), o prefeito Alexandre Lindemayer anunciou um novo decreto proibindo o funcionamento de restaurantes e lanchonetes. Os estabelecimento só poderão trabalhar com o serviço de tele-entrega.
No dia 13, a prefeitura já havia emitido decreto restringindo o funcionamento de locais que produzissem aglomerações, como shopping centers, cinemas, academias e bares. O novo decreto também suspende os empreendimentos de construção civil, exceto manutenção de vias urbanas e rurais, reformas em estabelecimentos de saúde e manutenção de estruturas sob risco.
O transporte coletivo na cidade também tem mudanças e está operando com horário reduzido. A prefeitura, com Anvisa e Superintendência do Porto de Rio Grande, trabalham em formas de evitar a propagação do vírus pela circulação portuária.
Também no sul do Estado, em São José do Norte, foi emitido decreto proibindo a circulação de pessoas nas ruas a não ser que seja para comprar alimentos, medicamentos, água ou ir ao trabalho.