A emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre iniciou esta segunda-feira (10) com atendimento restrito. Por uma semana, até o próximo dia 17, apenas casos de urgência e emergência são recebidos, por ambulância, para atendimento no local.
O motivo é que a emergência está mudando de lugar: vai sair do bloco A, prédio antigo do hospital, e vai passar a funcionar no bloco B, no prédio ao lado. Assim, nesta semana as equipes estão transportando equipamentos e organizando a nova área.
A responsável pelo serviço, Patrícia Lago, explica que a área nova é aproximadamente seis vezes maior. Inicialmente, ela será inaugurada com os mesmos nove leitos antigos, mas a ideia é que, no futuro, o local possa disponibilizar mais unidades.
— Na antiga, não tem espaço para mais nada. No futuro, existe essa possibilidade de abrir mais leitos, mas vai depender de contrato. De qualquer forma, a mudança vai fazer com que a gente possa oferecer uma área muito mais ampla, mais segura e mais humanizada — explica a chefe do Serviço de Emergência e Medicina Intensiva Pediátricas.
A previsão inicial era de que a transferência da emergência pediátrica ocorresse em abril. No entanto, com a chegada da pandemia, foi necessária uma readaptação para a reabertura com segurança. O novo espaço permite a possibilidade de oferecer leitos de isolamento para pacientes respiratórios – na área antiga, era feita uma manobra improvisada.
Ao longo desta semana, o hospital pede que os pais levem os filhos para outros locais.
— Nesta semana, a porta aberta não estará funcionando. É claro que se chegarem pacientes com maior gravidade, a gente vai atender, mas não é o ideal. Toda a equipe médica e de logística está voltada para a transferência. Mas não vamos deixar a população desassistida.
A reabertura da emergência está prevista para o dia 18, às 8h. A entrada seguirá ocorrendo pela Rua Ramiro Barcelos, mas passará a ser feita pelo portão 2.