Cinco meses após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Rio Grande Sul, o município de São José do Inhacorá, no noroeste do Estado, registrou os primeiros dois testes positivos para a doença nesta terça-feira (11). Segundo a prefeitura, são dois homens que residem na cidade e trabalham em municípios vizinhos. Os dados já foram contabilizados no sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
— Conseguimos conscientizar a população quanto ao uso de máscara e ao cancelamento de atividades que poderiam reunir pessoas. Dificilmente a cidade ficaria imune de ter casos, pois a circulação do vírus na região aumentou muito nos últimos dias — comenta o secretário municipal de Saúde, Eduardo Ludwig.
O titular da pasta disse ainda que os pacientes procuraram atendimento médico desde o início dos primeiros sintomas, como febre e dor de garganta. Os dois não teriam mantido contato entre si, e, por isso, os familiares de cada um foram orientados a manter o isolamento domiciliar.
— Eles estão bem, sendo acompanhados e conscientes da situação. Uma equipe da saúde está fazendo esse monitoramento — diz o secretário.
Em publicações nas redes sociais, a prefeitura pede por bom senso e para que os moradores evitem rodas de chimarrão e tererê, além de aglomeração em praças. São José do Inhacorá está em bandeira laranja, de risco médio, pelo mapa de distanciamento controlado do governo do Estado.
A cidade de 2,3 mil habitantes não tem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os pacientes que precisam desse tipo de atendimento são encaminhados para Três de Maio e Santa Rosa, distantes cerca de 20 km e 45 km, respectivamente.
Ao todo, 24 das 497 cidades gaúchas ainda não registraram ocorrências da covid-19 até o final da tarde desta terça-feira (11), de acordo com o site da SES.