Santa Maria passou dos 700 casos confirmados de coronavírus. Conforme o último boletim epidemiológico da prefeitura de Santa Maria, da noite de terça-feira (7), são 702 pessoas com o diagnóstico positivo para a doença. Desse total, 355 casos já são considerados curados, ou 50,56%.
Até o momento, o município tem 18 mortes registradas, a última dela foi no domingo (5), uma mulher de 68 anos. Ainda de acordo com o boletim da prefeitura, há 5.230 casos suspeitos. O Executivo, pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica municipal, está fazendo contato com essas pessoas para, no sábado (11), em sistema de drive-thru, no Parque da Medianeira, realizar cerca de 1 mil testes rápidos para que essa fila seja diminuída. Outras 2.095 pessoas já tiveram a doença descartada.
REDUÇÃO NAS INTERNAÇÕES
As internações em leitos exclusivos para o tratamento da covid-19 na cidade voltaram a ter mudanças. Depois de duas pequenas altas nas internações nesta semana, houve uma leve redução. Diminuíram as pessoas internadas em unidade de terapia intensiva de terça (7) para esta quarta (8).
Na terça-feira, eram 16 pacientes em UTI, nesta quarta, o número é de 11, uma redução de 31,25%. Por outro lado, aumentou um pouco as internações em leitos clínicos para covid. Ontem, eram 22 pessoas internadas, hoje são 25, um acréscimo de 13,63%. No total são 36 pacientes lutando contra o coronavírus nesta quarta-feira. Na terça, eram 38. Com isso, a ocupação dos leitos de UTI exclusivos covid é de 29% e nos leitos clínicos de 21%.
Já em toda a região de Santa Maria, denominada R01 e R02 pelo governo do Estado, a ocupação das unidades de terapia intensiva está em 59,9%, mas considerando todos os leitos e todas as doenças, e não apenas a covid.
Ao total, são 111 leitos de UTI, dos quais 66 estão ocupados, 11 deles por pessoas com coronavírus. Nos leitos clínicos a situação é melhor. São 313 disponíveis, esses sim exclusivos para tratamento da covid, com 38 pacientes internados, ou uma ocupação de 12%.