A prefeitura de Santa Maria deixou de divulgar em seu site o número de pessoas internadas por covid-19 no município. Na área dedicada a informações exclusivas sobre a pandemia do coronavírus no site do Executivo, havia um quadro que informava o número de internados em leitos comuns e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da covid-19. Era apresentado o número de pacientes em quatro instituições de saúde: Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Hospital Regional e Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA).
Além disso, no mesmo quadro, havia o detalhamento de quantos desses pacientes tinham a covid-19 confirmada, quantos eram suspeitos e quantos descartados. No entanto, desde a noite de quarta-feira (17), esses dados não estão mais disponíveis. No lugar, está uma imagem que direciona ao site do governo do Estado que traz a situação em todos os hospitais gaúchos.
No entanto, o site do governo gaúcho soma os leitos de UTI normais e de covid-19 e também o número de pacientes internados com outras doenças.
No HUSM, por exemplo, o site traz que há 24 leitos de UTI e que 20 deles estão ocupados, levando a um índice de 83% de ocupação. No entanto, desses 24 leitos, 10 são exclusivos para tratamento da covid-19 e nem mesmo ficam no mesmo setor. Há cinco pessoas internadas pela doença no local, o que indica 50% de ocupação. Outras 15 pessoas ocupam leitos de UTI por outras doenças. Ainda segundo o site, nos 10 leitos clínicos exclusivos para covid-19, não há nenhum internado.
Nos dados referentes ao Hospital de Caridade, são considerados 47 leitos. Porém, 17 destes são exclusivos para coronavírus, onde há 13 pessoas internadas, o que representa mais de 74% de ocupação. Ao considerar os demais 30 leitos, onde há 15 pessoas internadas por outras doenças, o site traz que o índice é de 59,6%. Já nos 45 leitos comuns disponíveis para tratamento da doença, há 31 pessoas internadas, o que representa 68,9%. Ao total, são 44 internados. Mas, conforme a assessoria do hospital, na quinta-feira, eram 59 pessoas internadas por covid-19, 12 em UTI e 47 em leitos clínicos, uma diferença de 15 pacientes.
No Hospital Regional de Santa Maria não há esse problema, já que todos os leitos abertos no local são exclusivos para tratamento de pacientes com coronavírus. Segundo o site do governo estadual, há oito pacientes nos 40 leitos clínicos e cinco nos 10 de UTI.
Somando os três hospitais, há 39 pessoas em leitos comuns e 23 em UTI – 62 pessoas internadas pela doença. Considerando o Boletim da prefeitura da última segunda, quando eram 88 internados, a diferença é de 26 pessoas. Os dados da UPA, onde haviam 10 pessoas internadas na segunda, não são contabilizados no site do governo do Estado.
CONTRAPRONTO
Em nota, a prefeitura disse que a medida é para unificar os dados com o Estado. Confira:
"O Boletim Epidemiológico do Município passou a remeter as informações sobre a ocupação de leitos para tratamento da Covid-19 ao site do Governo do Estado para unificar os dados, visto que o horário de atualização dos leitos por parte da Vigilância em Saúde influenciava nos números e gerava divergência entre as informações do Município e do Estado. A mudança visa dar mais transparência e precisão aos números informados. Como o site do Governo do Estado traz informações mais detalhadas sobre os leitos e sobre o panorama da macrorregião de Santa Maria, bastando pesquisar pelo nome da cidade ou da instituição hospitalar, ele será referência para o Município a partir de agora."