Cerca de 3,5 mil voluntários já se inscreveram para atuar no combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (8) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), que realiza a seleção das pessoas que têm interesse em participar. As inscrições seguem abertas.
Do número total de inscrições, 56,54% são de profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, cuidadores de idosos, entre outras especialidades. Conforme a SES, entre os demais há profissionais de diferentes áreas, como Direito, Ciências Contábeis e Informática.
Até o momento, 18 pessoas foram convocadas para atuação na Farmácia de Medicamentos Especiais. Conforme o diretor de planejamento da Secretaria Estadual da Saúde, Cristian Guimarães, demais voluntários seguem em entrevista para colaborar em locais como o Hospital Psiquiátrico São Pedro, nos residenciais terapêuticos, no Hospital Colônia Itapuã e no Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação.
A iniciativa foi tomada em 26 de março, devido ao aumento de casos de coronavírus no Estado. Quem tiver interesse em participar deve realizar a inscrição no site da secretaria.
No formulário a ser preenchido, a pessoa deve indicar qual sua formação ou área de atuação. Também é possível marcar os dias da semana e turnos em que estará disponível. O voluntário ainda deverá concordar que está ciente de que não há remuneração, nem existência de vínculos empregatícios.
A SES entrará em contato com as pessoas inscritas conforme surgir necessidade.