O Hospital Nossa Senhora da Conceição inaugurou, nesta sexta-feira (26), mais 16 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento de pacientes com covid-19 em Porto Alegre. Com isso, o número de vagas de alta complexidade destinadas a esses doentes passou de 29 para 45 na instituição, incremento de 55% na capacidade. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Cláudio Oliveira, os novos leitos permitem a redução na taxa de ocupação da UTI.
— Com esse incremento, a nossa ocupação passa dos atuais 90% para 64%, levando em conta o número de pacientes internados neste momento — destaca.
Oliveira explica que a disponibilização dos leitos foi possível por conta dos esforços das equipes do Conceição e do Hospital Cristo Redentor.
— Transferimos pacientes não covid para a UTI do Cristo Redentor, liberando essa ala do Conceição para destinar a pacientes com coronavírus. Além disso, como foi uma reorganização interna, não foi preciso contratar novos profissionais, agilizando a colocação dos leitos em funcionamento — explica.
As novas vagas entram em operação no início da tarde desta sexta. Além do Conceição, os hospitais de Clínicas e Santa Casa também anunciaram, nessa semana, a criação de mais leitos de UTI para tratamento de infectados pelo vírus.