Preocupado com o aumento da ocupação de leitos de UTI em Porto Alegre por pacientes com coronavírus, o prefeito Nelson Marchezan marcou para a tarde desta segunda-feira (22) uma reunião com prefeitos de municípios da Região Metropolitana.
As prefeituras de Guaíba e de Viamão confirmaram a presença virtual dos prefeitos José Sperotto e Valdir Jorge Elias. O Executivo de Alvorada ainda não sabe se o prefeito José Arno Appolo do Amaral poderá participar, mas garante que um representante irá comparecer. Já a prefeitura de Novo Hamburgo garantiu a participação do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.
A reunião ocorre às 18h, de forma privada, sem transmissão para a população. O debate ocorrerá no mesmo dia em que o governador Eduardo Leite fará uma transmissão ao vivo para falar sobre as regras de distanciamento controlado e sobre a atualização das bandeiras.
Na manhã desta segunda-feira, Porto Alegre atingiu o número de cem pacientes com covid-19 internados em leitos de UTI.
Na tarde passada, Marchezan falou sobre a ocupação de pacientes com coronavírus vindos de outras cidades: Alvorada (7), Viamão (5), Guaíba (5) e Novo Hamburgo (5) somavam 22 leitos, enquanto pacientes de Porto Alegre ocupavam 31 (os dados haviam sido contabilizados até o dia 18).
Conforme o prefeito da Capital, o objetivo da reunião é trocar experiências, e não “se intrometer” na gestão de outras cidades:
- Os prefeitos conhecem muito mais a realidade dos seus municípios do que qualquer um, mas queremos conversar para trocar experiências. (...) Porto Alegre sempre atendeu o Interior e sempre foi 50%, tanto nas UTIs quanto em alta complexidade, destinado a outros municípios. Nós mantemos este percentual, que varia de um dia para o outro. Isso não é nenhuma crítica destrutiva, apenas uma troca de informações com os prefeitos – disse, no domingo, em transmissão via redes sociais.
Bandeira vermelha
As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Palmeira das Missões receberam bandeira vermelha (risco alto) no modelo de distanciamento controlado, atualizado no último sábado (20). A decisão final será divulgada nesta segunda pelo governo do Estado após recursos das prefeituras, e as novas bandeiras passam a valer na terça-feira (23).
Em Porto Alegre, a prefeitura publicou decreto com medidas que divergem das previstas na bandeira vermelha em alguns pontos. Segundo Marchezan, são "detalhes operacionais que se resolvem porque a intenção é a mesma".