O engajamento da população de Florianópolis tem sido fundamental na luta da cidade contra o coronavírus. Como resultado, a capital de Santa Catarina não registra mortes por covid-19 desde o dia 4 de maio.
Para o prefeito, Gean Loureiro, os dados refletem os trabalhos envolvendo medidas mais restritivas, atendimento a casos suspeitos e, principalmente, fiscalização.
— Nos comunicamos com muita transparência. Fizemos o chamamento à população para fiscalizar. A população é o nosso maior órgão de fiscalização — afirmou, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (1º).
— As pessoas que estão denunciando estão cobrando. Hoje, se você andar sem máscara, a própria população chama a atenção de você. Fomos a primeira cidade a multar casos que não cumpriram isolamento. Isso criou um clima na cidade, de cobrança — completou.
A capital catarinense tem 644 casos confirmados de covid-19, com sete mortes.
O transporte coletivo, as aulas e os eventos continuam suspensos no município. De acordo com Gean Loureiro, o retorno dos ônibus deve ocorrer gradativamente a partir de junho, com no máximo 40% de ocupação, apenas de segunda a sexta-feira.
— O ônibus não pode servir de passeio no final de semana. Se a curva voltar a crescer, voltamos a não permitir — enfatizou.