O Ministério da Saúde divulgou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (14), informações sobre a incidência do coronavírus na área de saúde, que está na linha de frente do combate à pandemia. Até o momento, 31.790 profissionais da saúde tiveram a confirmação de covid-19. Outros 114.301 casos estão sob investigação.
São Paulo, Estado que é o epicentro da doença no país, também lidera no âmbito dos profissionais de saúde, com 14.831 casos confirmados. O Rio Grande do Sul figura na lista com 616 registros.
O secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, fez uma saudação à classe profissional, destacando que os dados preocupam, pois esses trabalhadores são afastados da linha de frente com qualquer suspeita de infecção para evitar a transmissão intra-hospitalar.
— Esses são dados preliminares, mas nós fizemos questão de trazer para que fosse publicizado que o trabalho que tem sido feito pelos profissionais de saúde no enfrentamento ao coronavírus tem nos preocupado bastante, principalmente devido ao número de afastamentos — explicou.
O levantamento do Ministério da Saúde aponta que a maior incidência dos casos suspeitos é liderada por técnico ou auxiliares em enfermagem (68.250 casos) e enfermeiros (33.733 casos).
Evolução da doença no país
Na mesma coletiva, Macário lembrou que o Brasil passou a França em número de casos, com base em dados divulgados até a última quarta-feira (11). O secretário destacou que o país apresenta tendência de alta em relação ao avanço da doença.
— Estamos numa tendência crescente principalmente por conta do quantitativo de testes assim como a transmissão que está ocorrendo em várias cidades — explicou.