A vacinação contra a gripe será retomada na quarta-feira (22) em Porto Alegre. Não haverá imunização durante o feriado de Tiradentes.
Já foram vacinados 210,4 mil idosos, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para esse público, que é de 191,7 mil pessoas acima de 60 anos. Os números são parciais e sujeitos à revisão, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com relação a profissionais da saúde, foram aplicadas 89 mil doses, atingindo 100% deste grupo. Em Porto Alegre, o contingente estimado é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde.
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis — como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e cardíacas —, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo fazem parte do grupo prioritário da segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Crianças com doenças crônicas devem se vacinar somente nas unidades de saúde para seguir o acompanhamento e avaliação do calendário vacinal. Os demais grupos prioritários podem escolher onde preferem se vacinar, se nas farmácias ou unidades. Até o final desta semana, não haverá imunização nos drive-thrus.
Idosos e trabalhadores de saúde que ainda não compareceram aos locais de atendimento podem se vacinar até o dia 22 de maio, data de término da campanha nacional. Já povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade possuem esquema diferenciado de vacinação.