A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou na manhã desta quarta-feira (22) o balanço do primeiro dia da testagem mais ampla para o coronavírus. Ao todo, 3.196 testes foram realizados, e 46 casos da covid-19 foram registrados nos seis postos montados para a ação.
A testagem intensificada da população começou na terça-feira (21) em Brasília e em Águas Claras, as duas regiões administrativas com maior número de casos de infecções no Distrito Federal. Seis postos foram montados para realizarem os testes no sistema de drive-thru, com os pacientes dentro de seus veículos.
O primeiro dia de testes teve filas de veículos. Os pacientes chegaram a esperar mais de uma hora para serem atendidos pela manhã. Na chegada, integrantes do Corpo de Bombeiros mediam a temperatura dos ocupantes dos veículos. Em seguida, é feita uma triagem com agentes da saúde. A última etapa tem a aplicação do teste, cujo resultado leva em torno de 30 minutos para ser entregue.
O governo do Distrito Federal informou que 100 mil testes serão realizados nessa primeira etapa da testagem em massa, que será feita durante o mês de maio. No total, o objetivo é aplicar 400 mil testes, o que corresponde a cerca de 15% da população.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou nesta terça-feira que os resultados dos testes no mês de maio vão embasar as decisões sobre a retomada de algumas atividades, principalmente o retorno das escolas. A partir do dia 3 de maio, está prevista a abertura do comércio.