Prevista para começar a funcionar ainda nesta semana, a tenda de triagem para pacientes com suspeita de coronavírus erguida ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, ainda não ficou pronta. Segundo a direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que administra a UPA, o atraso acontece para ajustes da estrutura e na escala dos funcionários.
— As obras estão adiantadas e faltam apenas ajustes finos no espaço. Tudo deve ser finalizado entre quinta e sexta-feira desta semana. Precisamos organizar ainda as escalas dos funcionários que irão atuar no local — informou o superintendente do GHC, Cláudio Oliveira, que vistoriou o espaço na tarde desta quarta-feira (22).
O local, com 115 metros quadrados, contará com recepção, sala de espera, um consultório de triagem/classificação e quatro consultórios médicos. A área interna da UPA já conta com uma sala de medicação, uma sala para inalação/nebulização e uma sala de estabilização, com disponibilidade de leito com um respirador e dois leitos adicionais.
A estrutura externa foi integrada à área interna através de duas portas e rampas de acesso, permitindo o recebimento de pacientes de forma independente, sem cruzamento de fluxo com demais pacientes.
Inicialmente, trabalharão de 12 a 13 profissionais por turno, 24 horas por dia, com possibilidade de aumento da equipe conforme a demanda.