O coronavírus matou mais de 30 mil pessoas na Europa, continente mais afetado pela pandemia. Já nos Estados Unidos, hoje o epicentro da covid-19, o número de vítimas superou os 4 mil.
Na Europa, dois terços dos casos foram registrados na Itália e na Espanha, de acordo com um balanço da AFP com base em fontes oficiais. A Itália (12.428 mortos) é o país com mais óbitos no continente, seguido por Espanha (8.189) e França (3.523).
Com 4.076 mortes confirmadas na noite de quarta-feira (31) contra 2.010 no sábado (28), os EUA dobraram o número de óbitos em apenas três dias, de acordo com o balanço da Universidade Johns Hopkins. Mais de 40% das mortes aconteceram no estado de Nova York.
Desde o início da epidemia em dezembro, na China, foram registrados mais de 800 mil casos de contágio em 186 países ou territórios. O número de casos positivos, no entanto, reflete apenas uma parte do total de contágios devido às políticas díspares dos países para diagnosticar os casos. Algumas nações examinam apenas as pessoas que precisam de hospitalização.