O Hospital de Clínicas de Porto Alegre iniciou os atendimentos na sua nova CTI do Bloco B nesta quarta-feira (8) ao meio-dia. O primeiro paciente veio encaminhado do interior do Estado com o diagnóstico de covid-19.
O hospital não revelou a idade, sexo, nem o município de origem do paciente. Logo após sua chegada, o setor foi isolado, ficando com acesso restrito apenas aos profissionais de saúde. A estrutura totalmente nova foi entregue após cinco anos de obras na sexta-feira passada.
Antes planejado para ser a nova emergência do hospital, o andar térreo do prédio terá foco inicial no atendimento dos pacientes contaminados pelo coronavírus. No auge da ocupação dos leitos, o espaço poderá acolher 105 pacientes de tratamento intensivo. O primeiro interno deve ser recebido na terça-feira, 7 de abril. Não há, segundo a direção, necessidade de ocupação imediata.
No prédio já chamado de "antigo" pelos profissionais de saúde, há 16 leitos de UTI destinados exclusivamente a contaminados. O hospital de Clínicas, assim como o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), não estão mais atendendo pacientes com sintomas leves de síndromes gripais.
As instituições vão atender somente casos de alta complexidade e estado crítico de saúde e internação de pacientes graves, conforme acordo feito com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).