A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), atual gestora do Hospital Bom Jesus (HBJ), em Taquara, no Vale do Paranhana, anunciou que a instituição deve ser reaberta na próxima terça-feira (14). O hospital está fechado desde 10 de março, quando a administradora anterior deixou a função.
De acordo com a direção da associação, haverá a ampliação dos 10 para 20 leitos de UTI já a partir da próxima semana para judar no combate à pandemia do coronavírus. O Hospital Bom Jesus também atende os municípios de Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante, Riozinho, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
– Realizamos uma parceria com o governo do Estado e prefeitura de Taquara para colocar o hospital em operação novamente – explicou o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin.
De acordo com a AHVN, na semana passada, durante visita à associação em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite anunciou investimento de mais de R$ 1,5 milhão mensais para colocar o hospital em funcionamento. O HBJ fechou quando a Associação Beneficente Silvio Scopel (ABSS), nomeada gestora do hospital via intervenção judicial em dezembro de 2017, anunciou que deixaria a função.
Desde lá, a unidade está de portas cerradas à comunidade. A ABSS se retirou da administração dias após reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI) mostrar que a entidade tinha histórico de gestões temerárias em diversos.