O Hospital de Clínicas de Porto Alegre anunciou o fechamento temporário da Unidade Álvaro Alvim (UAA), no bairro Rio Branco. Segundo a instituição, os funcionários estão sendo realocados para a sede principal, com o objetivo de reforçar o atendimento de pacientes com coronavírus.
O processo de desativação não tem data definida para ocorrer, pois há pacientes que estão internados no local, nas alas de cuidados paliativos e de psiquiatria.
Nesta sexta-feira (3), o Clínicas liberou para uso um novo prédio, que estava em obras há cinco anos. O andar térreo do edifício terá foco inicial no atendimento dos pacientes contaminados pela covid-19. Nesta quinta-feira (2), 10 leitos completos de UTI foram entregues, com respiradores, modernas macas, monitores, equipamentos de oxigênio e colunas para suporte das bombas de infusão. Nas prateleiras, medicamentos já estão dispostos e uma série de dispensers com álcool espuma carregados. Na próxima semana, a capacidade do espaço será dobrada, com instalação de mais 10 camas totalmente equipadas, segundo estima a presidente do HCPA.
Ainda no final do ano passado, o Clínicas informou que, após a conclusão dos novos blocos da sede principal, o hospital já havia definido o fechamento da UAA para concentrar os atendimentos em um mesmo local.
O encerramento permanente das atividades da unidade ainda não tem data definida e não está relacionado ao momento da pandemia.