Os hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, não estão mais atendendo pacientes com sintomas leves de síndromes gripais. As instituições vão atender somente casos de alta complexidade e estado crítico de saúde e internação de pacientes graves, segundo acordo feito com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Pacientes com sintomas gripais leves devem procurar unidades de saúde. Fora do horário de funcionamento desses locais, a indicação é buscar os pronto-atendimentos.
O diretor da Assistência Hospitalar da SMS, João Marcelo Fonseca, lembra que os hospitais de Pronto Socorro e Cristo Redentor já não atendem pacientes com sintomas gripais.
- Todos os esforços da Secretaria são para garantir o atendimento adequado para os pacientes nas situações de necessidade. Pacientes politraumatizados precisam do atendimento no Cristo Redentor e no HPS, e o Hospital de Clínicas e do GHC são referências para casos mais graves, incluindo Covid-19 - explica.
O GHC mantém uma tenda na Avenida Francisco Trein, 326, no bairro Cristo Redentor. O Centro de Triagem oferece atendimento diário das 8h às 22h aos pacientes suspeitos de coronavírus, para avaliação de risco. Os que necessitam de internação são encaminhados para o Hospital Conceição. Os que não têm gravidade recebem orientação para voltar para casa.
Tendas também estão instaladas no lado externo dos Prontos-Atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul. Nesses três locais, o atendimento prestado nas estruturas externas correspondeu a 30% de todo o atendimento dos serviços, entre os dias 24 e 30 de março.