A vacinação contra a gripe a domicílio em pessoas acima de 80 anos foi iniciada nesta quarta-feira (1º). A ação, promovida pela prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Sesc e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), tem como objetivo imunizar cerca de 8 mil idosos da Capital. São quatro equipes das Unidades de Saúde Modelo e IAPI que se deslocam até as residencias para fazerem as aplicação das doses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a escolha pelas unidades de saúde responsáveis pela ação se deu por conta do maior número de idosos acima dos 80 anos nas regiões. O IAPI tem mais de mil cadastrados, e o Modelo possui mais de 900. Após esse primeiro momento, a campanha será espalhada para as outras unidades de saúde da Capital. O cálculo da prefeitura é que, até o fim da ação, aproximadamente 17 mil pessoas terão sido vacinadas.
Em uma das residências visitadas pela equipe do Sesc e da Unidade de Saúde Modelo, Garcinda Tereza Vieira Martins, 87 anos, pôde ser vacinada, assim como a cuidadora Karina Grassi dos Santos. Paulo Martins, 83, vacinou-se em 23 de março, no posto, e foi orientado a inscrever sua esposa a receber a dose sem sair de casa.
— O serviço é muito bom e incentiva a população a tomar a vacina. Minha esposa está se recuperando de um AVC, sofrido em novembro do ano passado, e recém começou a caminhar. Começamos a fazer a vacina contra a gripe aos 60 anos e, desde então, nunca mais ficamos gripados. A partir do ano que vem, nem precisaremos sair de casa — comemorou.
No primeiro dia da ação, apenas uma das equipes aplicou cerca de 60 vacinas. De acordo com a Manoella Moraes da Silva Bitencourt da Rosa, enfermeira do Sesc, os idosos têm sido muito receptivos e, inclusive, pedem que esse tipo de trabalho continue nas próximas campanhas de vacinação.
— O momento pede que isso aconteça, principalmente porque evita que eles entrem em contato desnecessário com o vírus. Além disso, os idosos dessa faixa de idade têm dificuldades de locomoção e alguns estão acamados. Está sendo bem gratificante, a população tem agradecido bastante e pedem que isso continue nos próximos anos — comentou.
Além de vacinar as pessoas acima dos 80 anos, os cuidadores e profissionais da área da saúde que têm contato direto com os idosos também têm recebido a dose da vacina contra a gripe.
Na parceria com a prefeitura, o Sesc disponibilizou oito carros, com quatro enfermeiros e quatro técnicos de radiologia para trabalhar entre 8h e 17h. Além disso, alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) estão auxiliando nos agendamentos das vacinas. O objetivo da vacinação a domicílio é evitar que as pessoas do grupo de risco precisem sair de casa e fazer com que não corram riscos de ser contaminadas pelo coronavírus.