Mesmo com o atendimento ágil dos profissionais de saúde, auxiliados por voluntários que ajudam na triagem dos pacientes, quem buscou vacinação contra gripe nos drive-thrus de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (1º) teve de aguardar por mais de uma hora até ser vacinado. A estratégia faz parte do esforço de prevenção ao coronavírus.
Em alguns veículos, havia até quatro passageiros, o que exigia dois atendentes e estendia ainda mais a fila de automóveis. Na modalidade drive-thru, técnicos, médicos e enfermeiros aplicam a vacina nos idosos dentro dos carros, reduzindo a exposição do grupo de risco nas ruas e postos de saúde.
Entre 8h e 12h, quase metade das mil vacinas disponíveis foram aplicadas no ponto instalado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744, bairro São Sebastião, zona norte da Capital. Nos sete drive-thrus espalhados pela cidade (veja lista abaixo), a prefeitura entregou 9 mil doses.
Bem-humorada e exibindo o braço direito repleto de tatuagens, July Nicolai, 77 anos, reforçou o cuidado em manter o isolamento social ao explicar que só saiu de casa para busca da imunização dela e do marido, cinco anos mais velho. E disse não temer a picada da agulha.
— Se toda dor da vida fosse só essa — brincou.
A autônoma Ana Regina Oliveira Custódio, 60 anos, ficou uma hora no carro com a família. Havia pelo menos 150 veículos em uma fila que se estendia por mais de um quilômetro, até a Avenida Assis Brasil. Desde antes das 7h a EPTC já orientava o trânsito no local.
Outro ponto onde as filas ocuparam diversas quadras foi no drive-thru na escola de enfermagem da UFRGS (Rua São Manoel, 963, bairro Santa Cecília). Até a semana passada, a aplicação foi realizada em frente a unidade de saúde Santa Cecília, porém uma obra de troca do calçamento obrigou a mudança para o local atual, próximo à Avenida Ipiranga. A via ao lado do posto de saúde do IAPI, na zona norte, também exigiu paciência de quem aguardava dentro dos veículos.
As doses entregues pelo governo do Estado na segunda-feira (30) foram concentradas em 13 das 135 unidades de saúde da Capital. Antes das 6h já podia ser vista aglomeração próximo ao Centro de Saúde Modelo, um dos mais movimentados, localizado na Avenida João Pessoa, onde 4 mil pessoas poderão ser vacinadas. Nesses locais os profissionais da área médica também podem ser vacinados.
Em números atualizados às 12h, havia atendimento exclusivo a pessoas com 60 anos ou mais em nove farmácias da rede Agafarma e quatro da São João. A Panvel, que atendeu idosos na terça-feira (31), já esgotou as 4 mil doses recebidas. Quem tem acima de 80 anos pode ser vacinado em casa. Para isso, basta ter o cadastro atualizado em postos de saúde e aguardar o contato de agentes municipais.
Apesar de não imunizar contra o coronavírus, a vacinação contra a gripe pode facilitar o diagnóstico e também ajudar a desafogar o atendimento em hospitais. Iniciada em 23 de março, a campanha já atingiu quase 800 mil idosos em todo o Rio Grande do Sul. O número corresponde a 55% da meta de proteger contra influenza 1,46 milhão dessa faixa etária até 22 de maio.
Onde ficam os drive-thrus
- Região Glória/Cruzeiro/Cristal: Av. Professor Oscar Pereira, 3229 — Glória
- Região Norte/Eixo Baltazar: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 744 — São Sebastião
- Região Restinga e Extremo Sul: Praça João Batista Lessa — Rua Jorge Mello Guimarães — Restinga
- Região Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas: Rua Três de Abril, 90 — Passo d'Areia
- Região Partenon/Lomba do Pinheiro: Parada 10 da Lomba do Pinheiro (pátio da Paróquia Santa Clara) — João de Oliveira Remião, 4444
- Região Leste/Nordeste: Morro Santana — Rua Marieta Mena Barreto, 210
- Região Centro: Santa Cecília — Rua São Manoel, 543