Os testes para diagnóstico do coronavírus serão cobertos por planos de saúde, disse o secretário-executivo de Saúde do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, nesta terça-feira (10). Segundo Gabbardo, a expectativa da pasta é de que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) crie uma resolução para incluir esses testes no rol de procedimentos de cobertura obrigatória em um rito simplificado, pulando a etapa de consulta pública, por exemplo.
— No momento em que isso for contemplado, ninguém poderá ser cobrado, se tiver plano. Acredito que nas próximas 48 horas isso será resolvido. Mas, no momento, não é irregular que haja cobrança — disse.
Os diretores da ANS se reuniram nesta terça com representantes dos planos de saúde para debater o assunto. A ideia é acordar que, mesmo antes de a resolução ser publicada, as empresas já cubram o plano. No entanto, Gabbardo disse acreditar que não haverá ressarcimento para quem já fez o exame e foi cobrado.
O rol da ANS aponta quais procedimentos devem ser garantidos pelos planos de saúde sem que o cliente tenha de pagar. Normalmente, a lista é atualizada a cada dois anos. O Brasil registra 34 casos confirmados de coronavírus. O Ministério da Saúde divulgou um balanço sobre o perfil dos infectados, indicando que a média de idade é de 41 anos – 41% dos pacientes têm menos de 40 anos – e que 56% dos doentes são do sexo feminino.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: