De 6 de março, quando começou a fazer testes para detectar o coronavírus, até esta quinta-feira (19), o Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) realizou 380 exames para diagnosticar a doença. A estimativa é da Secretaria Estadual da Saúde (SES), com base nos números do boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira. Conforme o governo estadual, o número tende a aumentar com o crescimento de casos em solo gaúcho.
Até agora, dos 380 procedimentos realizados, 37 atestaram positivo para a covid-19. Fora os testes processados pelo Lacen gaúcho, outros 27 foram encaminhados para o Instituto Fio Cruz, no Rio de Janeiro. Segundo a SES, a medida foi necessária quando o Rio Grande do Sul ainda não contava com os kits para a realização do exame. Por isso, o Estado apresenta 370 casos descartados e 37 confirmados, somando 407 ocorrências.
Na quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de mais 1,2 mil kits para testagem da doença no Estado. No país, serão mais de 1 milhão de kits direcionados aos laboratórios dos Estados.
Até o momento, o Lacen/RS opera de segunda a sexta-feira, mas a SES estuda ampliar a operação também para o final de semana.