Unidades de Saúde, drive-thru e farmácias ganharão mais doses de vacina contra a gripe nesta quinta-feira (26), em Porto Alegre. Isso ocorrerá nos locais em que houve maior circulação nesta quarta.
A grande procura pela imunização contra a gripe por idosos fez faltar doses na maioria dos locais disponíveis. Às 16h, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 140 unidades de saúde da Capital, apenas 40 ainda tinham vacinas. Neste mesmo horário, seis dos nove pontos de vacinação das pessoas dentro dos carros já estavam sem doses. Havia apenas nos pontos dos bairros Belém Novo, IAPI e Lomba do Pinheiro.
Entre as farmácias em que GaúchaZH percorreu, não havia vacinas nas unidades da rua Catarino Andreatta, 115, bairro Vila Nova, e da Avenida Cavalhada, 2593, bairro Cavalhada. Foram encontradas doses na farmácia localizada na Rua Monte Cristo, 498, bairro Vila Nova. O drive-thru, na Praça José Alexandre Záchia, zona sul da cidade, já não estava mais operando.
A inclusão de farmácias e drive-thru na rede de pontos de imunização ocorreu para evitar aglomeração e reduzir o risco de contágio com o coronavírus entre idosos, grupo de risco da covid-19.
O objetivo da SMS é fazer o remanejo dos estoques ainda nesta quarta-feira para que não falte vacinas ao logo da quinta-feira. Nesta quarta, 156 mil doses foram liberadas para os pontos de vacinação. O número de idosos na Capital, segundo o Ministério da Saúde, chega a 210 mil. A meta é vacinar 90% dessa faixa etária em Porto Alegre.