Um boletim emitido pelo Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC, da sigla em inglês) nesta terça-feira (10), confirmou que as 27 nações da União Europeia têm contaminação pelo coronavírus. Os países com maior número de registros são Itália, França e Espanha, respectivamente.
Ao todo, diz o ECDC, há 14.890 casos reportados na região. Desses, 9.172 são só na Itália, que determinou nesta segunda-feira (9) quarentena em todo o seu território na tentativa de conter a disseminação do vírus. De acordo com o relatório, o país tem 464 mortes até o momento. Na França, os casos já somam 1.412 confirmados e 30 óbitos. Já a Espanha tem 1.204 registros e 28 mortes.
Mobilizada para impedir a disseminação do vírus, a França proibiu, no domingo (8), as reuniões com mais de mil pessoas que não sejam "essenciais para a continuidade da vida da nação". O famoso Museu do Louvre chegou a fechar as portas no começo de março, mas retomou as atividades no último dia 4. Na segunda (9), foi anunciado que o Louvre funciona com restrições: apenas quem já tinha comprado os bilhetes online ou pessoas que tenham acesso gratuito poderiam ingressar no local.
Ainda como resultado da expansão da doença pela Europa, a cantora Madonna cancelou os dois últimos shows de Madame X Tour em função da orientação de evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: