São Gabriel entrou para a lista de cidades com casos suspeitos de coronavírus no Estado. No município, o caso é de uma estudante de 22 anos que chegou da França no dia 21 de fevereiro. No Rio Grande do Sul, os possíveis casos cresceram de 27 para 73. O anúncio foi feito na segunda-feira (2) em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde de São Gabriel, Ricardo Coirollo, a estudante apresentou febre leve e sintomas respiratórios. No último dia 26, procurou atendimento médico em um posto de saúde do município. No mesmo dia, foi encaminhada para o Hospital Santa Casa de Caridade. No dia seguinte, a jovem foi liberada para isolamento domiciliar:
— Ela chegou com sintomas respiratórios leves, um pouco de coriza, tosse e teve uma febrícula no período de vinda da Europa para cá. Os exames de rotina deram normal e, então, ela foi encaminhada para isolamento domiciliar.
Coirollo acrescenta que o resultado do exame que aponta o diagnóstico para o vírus Influenza foi recebido na sexta-feira (28) e deu negativo para a doença. Já para o coronavírus, a previsão é de que o resultado chegue nos próximos dias.
O secretário ainda destaca que desde que foi encaminhada para isolamento domiciliar, a jovem não apresentou mais nenhum sintoma. Além disso, Coirollo afirma que as 11 pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas e não tiveram sintomas relacionados à doença.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: