Com o aumento de casos de coronavírus pelo mundo e a confirmação do primeiro brasileiro contaminado, a Prefeitura de Novo Hamburgo solicitou o cancelamento ou adiamento da 44ª edição da Fimec, feira de negócios voltada ao setor coureiro-calçadista e que está marcada para 10 a 12 de março.
O ofício, assinado pela prefeita Fátima Daudt, foi enviado ao diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, nesta semana. O motivo, segundo o secretário municipal da Saúde, Naason Luciano, era evitar que Novo Hamburgo ficasse na rota do vírus, visto que o evento deve reunir cerca de 25 mil pessoas de 30 nacionalidades.
— Mas o Conselho de Administração da Fenac se reuniu, na quinta-feira (27), e decidiu por manter a Fimec deste ano na data já estipulada. Como os integrantes do conselho têm autonomia, cabe à prefeitura auxiliar no que for possível — observa Naason.
Por conta disso, a prefeitura reuniu, ainda na quinta, as autoridades de saúde para estruturar um plano de contingência contra o coronavírus. O plano terá como foco a Fimec, mas será seguido pelo município mesmo depois do evento.
— A minha proposta é que, lá dentro dos pavilhões, tenha uma estrutura de saúde, com aparelhos para medir a temperatura das pessoas. Além de um cuidado rigoroso na entrada dos visitantes e na higienização de todos os espaços — destaca.
De acordo com Naason, uma reunião entre a secretaria e a Fenac, na tarde desta sexta-feira (28), definiria as atividades a serem realizadas.
— Temos que garantir que eles vão arcar com os custos da segurança sanitária — ressalta.
Além da preocupação dentro dos pavilhões da Fenac, onde ocorre a feira, o Executivo está orientando a rede hoteleira da cidade, assim como comércio e restaurantes.
— Nossas equipes de saúde estarão mobilizadas caso haja algum caso suspeito ou alguma emergência relacionada ao coronavírus — garante.
Feira na Serra
Na serra gaúcha, a prefeitura de Bento Gonçalves também está atenta à feira Movelsul, marcada para ocorrer em março. A mostra, voltada ao setor moveleiro, deve reunir 30 mil visitantes de 33 países entre 16 e 19 de março. Na quinta-feira (27), uma comissão foi montada pela administração municipal para discutir medidas contra a nova doença e o monitoramento dos casos suspeitos no Estado. Em um primeiro momento, a prefeitura não tem intenção de pedir o cancelamento da feira.
Problemas para visualizar o mapa? Clique aqui