Em um vídeo publicado no YouTube (assista-o acima ou neste link), brasileiros que estão na China pediram que o governo de Jair Bolsonaro providencie a retirada deles do país, surto do novo coronavírus. A carta aberta foi lida por crianças e adultos em um perfil denominado "brasileiros em Wuhan", datada de 30 de janeiro e publicada neste domingo (2).
Um dos brasileiros, no vídeo, lembrou que outros países já estão se mobilizando para tirar seus cidadãos de Wuhan, incluindo Estados Unidos, Itália e Japão. Eles também se colocaram à disposição de permanecer em quarentena e observação. Se não for possível voltar ao Brasil, em um primeiro momento, dizem que aceitam ficar em algum outro país que dispensa visto de brasileiros e que não tem contaminação no momento.
Na sexta-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro havia descartado a possibilidade, afirmando que o governo só vai evacuar brasileiros que estão no epicentro do surto depois que forem tomadas as providências que garantam a proteção da população no Brasil, entre elas a garantia de que os cidadãos que voltarem passarão por uma quarentena.
Além de questões orçamentárias que, segundo o presidente, dificultam a busca de brasileiros na província de Hubei, Bolsonaro citou a ausência de uma lei nacional que permita colocar essas pessoas em quarentena quando regressadas ao país.
Conforme reportagem do portal G1, o Palácio do Planalto informou neste domingo que não comentará o vídeo.