Por volta das 15h30min desta sexta-feira (7), o grupo de brasileiros que está em Wuhan, na China, já estava na área de embarque do aeroporto da cidade epicentro do surto de coronavírus para começar a jornada de volta ao Brasil. Eles devem chegar ao país, na base aérea de Anápolis, em Goiás, entre meia-noite e 1h de domingo (9).
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram em Wuhan pouco antes das 15h50min e realizaram os preparativos para o embarque das 34 pessoas — brasileiros e seus familiares chineses. Os passageiros devem decolar da cidade chinesa às 17h30min (horário de Brasília) e farão escalas em Ürümqi, na China; Varsóvia, na Polônia; Las Palmas, na Espanha; Fortaleza e, finalmente, Anápolis.
Os resgatados ficarão no hotel de trânsito da base de Anápolis por cerca de 18 dias para quarentena. Até o momento, nenhum deles não apresentam sintomas da doença. Os 14 médicos da Aeronáutica e do Ministério da Saúde, oito tripulantes e dois profissionais de comunicação do governo que estão participando do resgate passarão por avaliação de risco na chegada.
Os militares não circularão entre os recém-repatriados. Uma equipe da Secretaria da Saúde de Goiás prestará apoio médico e operacional dentro das dependências do hotel, onde todos usarão máscara o tempo todo e outros equipamentos de proteção quando necessário. Tanto no embarque na China quanto no desembarque no Brasil as pessoas passarão por verificação da temperatura corporal e ausculta pulmonar. O mesmo procedimento será repetido três vezes ao dia por 18 dias. Quando houver manifestação de algum sintoma, o paciente será encaminhado para isolamento em hospital de Anápolis já preparado para recebê-lo.
* Com informações da Agência Brasil.