A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (4), que o número de mortes por gripe A subiu de 50 para 56 no Rio Grande do Sul. No mesmo período do ano passado, o número de vítimas fatais era 97. Entre os novos casos está o de um homem de 39 anos, morador de Porto Alegre, que não estava vacinado e não tinha histórico de doenças. As outras cinco tinham entre 52 e 77 anos e residiam em Canoas, Porto Alegre, Torres e Três Cachoeiras, as duas últimas localizadas no Litoral Norte.
Conforme boletim epidemiológico da SES, com dados de janeiro até 28 de setembro deste ano, a maioria das mortes por gripe foi de pessoas com 60 anos ou mais. A secretaria ainda investiga outros 250 casos, sendo duas mortes.
O relatório aponta que, em relação aos óbitos, 85,7% apresentavam pelo menos um fator de risco. Entre eles, o mais frequente foi ter mais de 60 anos com pelo menos uma comorbidade. Dessas, as mais frequentes foram doença cardiovascular crônica e diabetes. Do total de vítimas fatais, dez estavam vacinadas contra a gripe.