Após o setor administrativo garantir a quitação dos salários do mês de julho, os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas suspenderam a greve na instituição, iniciada na última sexta-feira (16). A expectativa é para o pagamento do valor das férias, que também está atrasado. Conforme a administração do hospital, o débito será quitado até a próxima semana. Só então, segundo os funcionários, a greve será encerrada.
A reunião realizada nesta quarta-feira (21) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Saúde de Pelotas (Sindisaúde) e a administração do hospital confirmou a suspensão da greve. Durante a paralisação, os funcionários operaram com o mínimo do efetivo previsto em lei, de 30%.
Atualmente, a dívida da Santa Casa supera R$ 87 milhões, e um empréstimo de R$ 60 milhões com o Banrisul é aguardado para os próximos meses. As tratativas entre o hospital e o banco estão em andamento. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também se reuniu com o governador Eduardo Leite para solicitar agilidade ao processo. O governador garantiu que iria encaminhar à Secretaria de Saúde do Estado a análise da situação para a busca de alternativas.
A instituição conta com 300 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para mais de 20 municípios da região sul do Estado.