Funcionários da Santa Casa de Pelotas, no sul do Estado, entraram em greve na noite desta sexta-feira (16). A mobilização ocorre, segundo a categoria, por conta de constantes atrasos salariais. O Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas (Sindisaúde) enviou uma nota à administração do hospital afirmando que serão mantidos 30% dos serviços essenciais. Em setores considerados mais críticos, serão 100% dos funcionários trabalhando. A assessoria de imprensa da Santa Casa afirmou que somente na próxima segunda-feira (19) irá se pronunciar.
Uma reunião na próxima semana, na Justiça do Trabalho deve definir o prosseguimento ou não da paralisação. Nesta sexta-feira (16) a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas recebeu o provedor da Santa Casa, João Francisco Neves, para uma audiência pública sobre a situação atual do hospital. Segundo um relatório apresentado na reunião, o hospital atualmente tem uma divida que supera o valor de R$ 87 milhões de reais.
A Santa Casa de Pelotas tem 1.030 funcionários, e atualmente 300 leitos para o Sistema Único de Saúde,e é referencia para mais de 20 municípios da região.