Cirurgiões descobriram 526 dentes dentro da mandíbula de um garoto indiano de sete anos, que relatava dores ocasionais e tinha um inchaço no local que começou a crescer. Segundo o The Guardian, os dentes estavam dentro de uma bolsa formada e aninhada na mandíbula, que foi retirada depois de uma cirurgia em hospital de Chennai que durou cerca de duas horas.
— Os dentes eram de tamanhos variáveis, entre 0,1 mm e 3 mm. Eles tinham uma pequena coroa, esmalte e uma pequena raiz — disse Pratibha Ramani, chefe do Departamento de Patologia Bucomaxilofacial do hospital.
O problema é chamado de odontoma composto, um tumor benigno. Ainda não se sabe se as causas são ambientais ou genéticas. A condição é considerada muito rara. Em 2014, médicos de Mumbai retiraram 232 dentes da boca de um adolescente de 17 anos depois de uma operação de sete horas.
Depois da cirurgia do menino indiano, foram precisos 10 dias para analisar todos os dentes, que ainda devem passar por mais testes genéticos. Antes do procedimento, o garoto passou por aconselhamento. Após três dias da operação, recebeu alta. Agora tem 21 dentes e passa bem.
Veja como foi a cirurgia de remoção