Como ele se divide?
Coroa (visível): recoberta por esmalte e composta de dentina e polpa dentária.
Raiz (interior da gengiva): recoberta por cemento e composta de dentina e polpa dentária.
Por que "dente de leite"?
O nome vem da coloração mais branca e da aparência leitosa que os difere dos permanentes.
E a sua importância?
A primeira dentição desenvolve a mastigação e estimula a musculatura facial. Os dentes de leite também são responsáveis por preparar o terreno e guardar o espaço para o dente sucessor (permanente).
Como surgem?
- O dente começa a ser formado ainda quando somos embriões, na chamada odontogênese. Nela, ocorre todo o processo de criação das células produtoras do esmalte dentário e da dentina, modulando o órgão como nós o conhecemos.
- Bebes recém nascidos já possuem boa parte da coroa formada. Nessa etapa, ocorre a erupção dentária (migração do dente dentro do osso) e a irrupção (quando ele rompe a gengiva).
- Os chamados "dentes de leite" começam a aparecer a partir dos seis meses. No total, serão 20 distribuídos pela boca ao longo de 30 meses.
- A partir dos seis anos, os dentes permanentes começarão a surgir e as trocas vão ocorrer até os 12 anos. O siso nasce em torno dos 18 anos. 32 dentes fazem parte da arcada dentária.
5 dicas para os pais
- Mesmo que não haja dentes nos pequenos, os pais podem realizar a limpeza bucal com gaze embebida em água filtrada
- Escovação diária (duas vezes) com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias
- Uso de pasta de dente com flúor deve ser discutido com um odontopediatra
- Nos primeiros anos de vida, dieta balanceada sem açúcar e pouco sal
- A partir dos seis anos, a criança pode ser estimulada a realizar a escovação sozinha. O acompanhamento dos pais é recomendado até os oito
Preste atenção
A irrupção pode causar desconforto na criança. Os pais podem comprar mordedores para estimular o processo e aliviar os sintomas.
Fontes: Angélica Fritscher, professora de odontopediatria do Curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, e Mário Alexandre Morganti, ortodontista da Santa Casa de Misericórdia