Um menino de cinco anos precisou fazer uma cirurgia por um motivo incomum. Médicos do Hospital Infantil da Universidade de Medicina de Zhejiang, na China, tiveram de retirar um tumor que alojava nove dentes no cérebro do menino.
Os pais do garoto perceberam que tinha algo errado quando ele caiu e começou a vomitar, além de reclamar que estava sentindo fortes dores de cabeça. Levado ao hospital, o menino passou por uma ressonância magnética e foi diagnosticado com um tumor chamado teratoma.
O teratoma é uma espécie de tumor formado por vários tipos de células germinativas, que, depois que se desenvolvem, podem dar origem a diversos tipos de tecidos do corpo humano. Dessa maneira, é comum que, no tumor, surjam cabelos, pele, dentes, unhas e até mesmo dedos.
De acordo com o jornal Mirror, os dentes se desenvolveram dentro do tumor, no nascimento da criança, e por isso continuou se desenvolvendo. Uma craniotomia, que levou cerca de seis horas, possibilitou a retirada do tumor.
— O cérebro humano é delicado como um tofu, ainda mais o de uma criança. Foi como retirar ossos de um ovo cru. Foi uma cirurgia muito complicada. Todos sabem que leucemia é o câncer mais comum em crianças, mas poucos sabem que tumores no sistema nervoso central são o segundo tipo mais frequente — disse Shen Zhipeng, cirurgião responsável pelo caso.