Moradores de Cachoeira do Sul, na Região Central, precisarão tomar novamente a vacina contra a febre amarela, pois receberam doses vencidas nas duas últimas semanas. São 14 pessoas, entre crianças e adultos, que foram vacinadas com doses fora do prazo de validade.
Doze receberam as doses vencidas na Unidade Sanitária (US) 1, no centro da cidade, e outras duas receberam na US 14, no bairro Marina. O município tem nove salas de vacina. Nestes outros locais o material já tinha sido recolhido.
Os moradores foram avisados e, agora, precisam aguardar um período de 30 dias para fazer a reaplicação da vacina. Conforme a chefe do setor epidemiológico da prefeitura de Cachoeira do Sul, a enfermeira Andreia Santos, nenhuma destas 14 pessoas corre risco de ter danos à saúde por ter recebido a dose vencida, mas a eficácia da imunização pode não ser completa.
Conforme Andreia , as vacinas venceram em 30 de junho. Porém, nestes dois locais de imunização, os moradores seguiram recebendo as doses. Quando o caso foi percebido, na sexta-feira passada (12), as vacinas vencidas foram recolhidas, o setor de imunizações do Estado foi acionado e os moradores foram avisados.
Três profissionais aplicaram as vacinas fora do prazo. Questionado sobre um possível processo administrativo sobre o caso, o secretário de Saúde, Roger Gomes, enviou esta mensagem à reportagem: "O ser humano é passível de erros. Levando em conta que a aplicação de uma vacina vencida não acarreta danos à saúde da população, apenas as vacinas podem não surtir o efeito e que as equipes foram ágeis em corrigir os fatos chamando os pacientes, faremos uma reciclagem e também um informativo a todas unidades sobre a necessidade da revisão diária nos estoques de insumos em geral".
Cachoeira do Sul está, desde 2009, dentro da lista de municípios que precisam imunizar os moradores contra a febre amarela _ inclusive, já faz parte do calendário de vacinação das crianças, que recebem a dose a partir dos nove meses.