Nesta terça-feira (9), o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, avança mais um passo no tratamento contra o câncer com a apresentação da ampliação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling. O espaço recebeu investimento de R$ 8 milhões, utilizados na aquisição de um novo aparelho de radioterapia e adequação do local.
Entre os destaques da inauguração, está a aquisição de mais um TrueBeam, equipamento de ponta utilizado para radioterapia e radiocirurgia. Com esse, a instituição passa a ter dois aparelhos, ampliando a capacidade de atendimento.
— Fomos pioneiros no sul do Brasil na incorporação desse sistema ao tratamento oncológico. Desde então, ampliamos o atendimento aos pacientes, que contam com mais segurança, rapidez e conforto, além de um ganho terapêutico significativo. Com a implementação de mais um TrueBeam, avançaremos ainda mais — avalia Luis Antônio Nasi, superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento.
O equipamento, destaca a radio-oncologista Daniela V. Barletta, da Unidade de Radioterapia do Moinhos, é bastante preciso e afeta minimamente os tecidos vizinhos.
— Isso é algo muito bom para os médicos, equipe e pacientes, que passam a ter disponibilidade de dois equipamentos top de linha — diz Daniela.
Para marcar o novo momento, especialistas da instituição falarão sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos, demonstrando os impactos nas taxas de sobrevida dos pacientes. Além disso, haverá um debate com a participação de profissionais do Moinhos e de Samir Abdallah Hanna, doutor em Medicina pela USP (Universidade São Paulo) e radio-oncologista do Hospital Sírio-Libanês. O encontro ocorre às 19h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital.