A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul remanejou médicos para atendimento em postos de saúde de dois bairros em que apenas cubanos atuavam. Com a decisão de Cuba de deixar o programa Mais Médicos, os profissionais encerraram a prestação do serviço na terça-feira (20). Com isso, as Unidade Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Tijuca e Fátima Baixa ficariam sem clínicos gerais. Para evitar que os pacientes dessas regiões da cidade ficassem desassistidos, a prefeitura transferiu dois profissionais para as UBSs.
No bairro Tijuca, um médico vai trabalhar às terças e quartas-feiras. No Fátima Baixa, os atendimentos com clínico geral permanecem diariamente a partir da próxima segunda-feira (26). Para o remanejamento, os bairros que reduziram atendimentos foram o Santa Lúcia Cohab e o Parque Oásis.
Conforme a diretora da Atenção Básica em Caxias, Maria Elenir Anselmo, a prioridade é não deixar nenhum posto de saúde sem médico. Ela diz que a Secretaria da Saúde levou em consideração transferências que pudessem ser feitas de forma temporária, já que a expectativa é de reposição de médicos pelo governo federal.
No total, Caxias contava com sete médicos cubanos. O que atua no loteamento Campos da Serra seguirá na cidade porque tem visto permanente. Nos demais, há clínicos gerais brasileiros em atuação.